Uma declaração escrita em 1975 e ainda tão atual

NÓS, OS POVOS INDIGENAS DO MUNDO, UNIDOS NESTE CANTO DA NOSSA MÃE TERRA, EM GRANDE ASSEMBLÉIA DE HOMENS DE SABER, DECLARARAMOS A TODAS AS NAÇÕES, NOSSO HONROSO PASSADO:

○ Leia também:  A Busca pela Sabedoria dos Animais

-GLORIFICAMOS NOSSO HONROSO PASSADO, quando a Terra era a mãe que nos alimentava, quando o céu noturno era nosso teto comum, quando o sol e a lua eram nossos pais, quando todos éramos irmãos e irmãs, quando nossas grandes civilizações cresciam sob o sol, quando nossos chefes e anciões eram grandes líderes, quando a justiça ditava as regras da lei e sua execução.

Declaração Solene dos Povos Indígenas do Mundo
Reprodução/Internet
Declaração Solene dos Povos Indígenas do Mundo

ENTÃO, OS OUTROS POVOS CHEGARAM, sedentos de sangue, de ouro, sedentos da terra e de toda sua riqueza; carregando a cruz e a espada, uma em cada mão, sem saber esperar para aprender os caminhos de nossos mundos, considerando-nos como sendo menos que animais, roubaram nossas terras, nos arrancaram e tornaram escravos os filhos do sol.

○  A Chanupa: O Cachimbo Sagrado

No entanto, nunca capazes de nos eliminar, nem de apagar de nossas memórias aquilo que fomos, porque somos a cultura da terra-céu, somos da antiga linhagem e somos milhões, e embora todo nosso universo seja dizimado, nosso povo ainda viverá por mais tempo do que o reino da morte.

Agora viemos dos quatro cantos da Terra, protestando diante do concerto das nações, que “somos os povos indígenas, nós, que temos consciência da cultura e de tudo o que diz respeito ao povo, dos limites das fronteiras de cada País, e marginais e cidadania de cada País.”

○  Oxum: a Deusa do Amor

E levantando-nos, depois de séculos de opressão, evocando a grandeza de nossos ancestrais, em memória de nossos mártires indígenas e em homenagem ao conselho de nossos sábios anciãos.

Prometemos solenemente retomar o controle de nosso próprio destino e recuperar nossa completa humanidade, sermos Povos Indígenas e o Orgulho de sermos Povos Indígenas.

Mapa das tribos indígenas norte-americanas
Reprodução/Internet
Mapa das tribos indígenas norte-americanas

- FONTE: Douglas E. Sanders, The Fonnation of World Council of Indigenous People ( A formação do Conselho Mundial dos Povos Indígenas ). Documento n.29 de 1977.

Declaração aprovada pelos delegados presentes a I Conferencia Internacional dos Povos Indígenas, realizada em Port Albemi, Columbia Britânica, em 1975.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.