O que é a Chanupa e qual a sua função no Xamanismo

O Cachimbo Sagrado é uma ferramenta utilizada sobretudo para processos de cura, “Cura” essa, não somente física, mas também emocional, espiritual... O Cachimbo se faz presente na história de diversos povos nativos, partilhado entre os irmãos em gesto de paz no contexto ritualístico de várias culturas, sendo que uma de suas origens mais resgatadas hoje está dentro do seio da nação Sioux.

Cachimbo sagrado
Reprodução/Internet
Cachimbo sagrado

Posso afirmar de uma forma mais objetiva e simplista, que fumar de maneira ritualística no cachimbo , se resume num gesto semelhante aos conceitos de entoar uma oração,elevando preces, sentimentos, a fim de alcançar também uma “paz” interior e a graça de cura  em vários níveis para além do corpo físico, sobretudo ao agir na ferida de relacionamentos entre irmãos e irmãs.

○ Leia mais: Totens Xamânicos: A Medicina do Cavalo

Através desse ritual, honramos nossos ancestrais do sangue e do espírito, nossos irmãos dos reinos mineral, animal, vegetal, irmãos estelares, todas as nações do hoje e do ontem... Outrossim ainda elevamos sentimentos de gratidão plena ao Grande Mistério, nosso Criador.

A haste do cachimbo, simboliza o conceito masculino, o macho, a energia do Pai, o yang. O fornilho do cachimbo representa o conceito feminino, a fêmea, a energia da Mãe, o yin. Quando unidos, compondo a imagem do Cachimbo Sagrado, eles representam Macho & Fêmea, o poder contido em tudo e todos a nossa volta, inclusive em nós mesmos... Haste e fornilho acoplados um ao outro, acabam por simbolizar a união, a perfeita integração, gerando o conceito sagrado e perpétuo da criação e fertilidade.

O Desabrochar da Mediunidade

Muita gente questiona quase que automaticamente o que eu fumo no cachimbo, tão logo eu mencione fazer uso do mesmo. Surgem aí as piadas, as ironias, as suposições e especulações e até mesmo o preconceito, rs. Acredito ser até natural a curiosidade da maioria, mas me decepciono com a ignorância negativa. A tradição sempre foi usar o tabaco puro ou mesclado a outras especiarias e ervas sagradas como sálvia branca, sálvia vermelha, herba santa, entre outras etc; Tudo depende da intenção do ritual, para então alinhar e preparar a mistura adequada, sempre conduzidas pela sua base de tabaco natural.

Xamã Cobra Branca - Rodrigo Krhom
Rodrigo Krhom
Xamã Cobra Branca - Rodrigo Krhom

No meu caso particular, prefiro sempre o tabaco mais forte e puro. Raramente, quando preciso de mais poder e purificação, uso a sálvia branca mesclada com ele no fornilho da chanupa escolhida (sim, podemos ter chanupas especificas para uso em grupo, para uso individual, e outras especificas para um fim, como cura, etc) para aquele momento.

Em um outro artigo posso tentar através deste portal, guiar vocês no processo de ritualizar com o cachimbo e compreender seus mistérios e essa tal conexão maior. Hoje quero deixar apenas esboçado alguns conceitos além dos mencionados acima, como por exemplo o fato de cada pitada de tabaco conter, em si, a energia de nossos antepassados e, assim sendo, não podemos deixar que reste nada no fornilho sem queimar devidamente ou estaremos desonrando seus espíritos.

○  Kundalini: A Divina Serpente

É preciso fumar todo o tabaco e libertar a energia fazendo a comunhão através da fumaça gerada que se eleva aos céus, ao Grande Mistério. A fumaça  pela queima do tabaco representa uma oração oriunda do coração, nossas preces e sobretudo nossa Gratidão, energias essas que, materializadas nessa fumaça, se elevam e alcançam os planos sutis, nosso Criador... Honramos e entramos em perfeita integração com os irmãos, não somente físicos, mas de todos os planos.

Indígena em ritual com uso de cachimbo
Reprodução/Internet
Indígena em ritual com uso de cachimbo

O tabaco é considerado uma erva com poder de ensinar, com um nível de professor; já a ayahuasca é considerada uma erva com poder de Mestra.  Tentem imaginar a intensidade e diferença entre elas! Deixo pairando no ar esses pensamentos acerca da magia verde, do poder que já foi bem mais oculto e detido apenas pelo do povo das florestas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.