Conheça quem é o rei Oxóssi e sua importância no Candomblé

Oxóssi é filho de Iemanjá e Oxalá. De uma maneira geral, é o deus da caça e vive nas florestas, onde moram os espíritos dos antepassados.

○ Leia também:  Oxum: a Deusa do Amor

Na África, Oxóssi era a principal divindade de Ilobu, onde era conhecido pelo nome de Irinlé ou Inlé, um valente caçador de elefantes.

Oxóssi: O rei da nação de Kêtu
Reprodução/Internet
Oxóssi: O rei da nação de Kêtu

Ocupa um lugar de destaque nos Candomblés em Salvador, Rio de Janeiro e no Sul do País.

Odé entra na mata da morte, joga sobre si pós chamados arolé, que passou a ser um de seus dotes. Este pó o torna imune à morte e aos Eguns.

Sendo ele um rei, carrega o Iruquerê, o espanta moscas, que  é usado pelos reis africanos, pendurado no saiote.

Odé, em uma das suas formas é conhecido caçador de uma flecha só, após ter livrado a cidade de Ifé de uma grande maldição. Tornou-se rico e foi posteriormente rei de Keto.

Deus da caça e protetor dos caçadores. Odé Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo.

Mais do que isso, Odé Oxóssi representa o domínio da cultura sobre a natureza.

Existem varias qualidades do Orixá Oxóssi em varias nações e vertentes do candomblé,entre alguma delas estão: ÍBUÀLÁMÒ, ÍNLÈ, DANA DANA, AKUERAN, OTIN, KÀRÉ, ÍNKÚLÈ, ÌNFAÍN...

Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, cmo revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Tal como Xangô, Odé Oxóssi é um orixá avesso à morte, porque é expressão da vida.

○  Xangô:  Um Rei no Candomblé

A Odé Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú, a morte não passa perto de Odé Oxóssi, pois ele não acredita na morte. Dotado de um instinto curioso e observador, Oxóssi se faz sempre companheiro e aventureiro! Possui um temperamento extrovertido, discreto e de sensibilidade avançada.

Os homens exercem fascínio tanto nas mulheres como sobre certos homens. No social, são amáveis, educados, calmos e muito estimados. É um dos mais atraentes dos tipos masculinos, esbelto, ágil, fino, nervoso no seu comportamento, romântico e carinhosos, mas é volúvel e estável. São místicos e muito intuitivos. Seu lado emocional aflora com muita facilidade, pois torna-se carismático e carinhoso.

A Oxóssi se oferta, axoxó feito com milho vermelho cozido decorado com fatias de coco. Ele também aprecia frutas e feijão fradinho torrado. As comidas devem ser colocadas sob o telhado ou aos pés de uma arvore... sacrifica-se também pombos, cabritos, galos, codornas, frangos, veados, galinhas-d'angola, cutias etc.

○  Yemanjá: a grande mãe do Candomblé

Dia: Quinta-Feira

Cor: Azul-Turquesa

Símbolos: Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré

Elemento: Terra (florestas e campos cultiváveis)

Domínios: Caça, Agricultura, Alimentação e Fartura

Saudação de Oxóssi: Òké Aro!!! Arolé!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.