Conheça mais sobre Yemanjá, a mãe do Candomblé

Conhecida como Dona Janaína, Yemanjá é a rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja do mar. É considerada protetora dos pescadores e jangadeiros, o seu nome deriva da expressão YéYé Omó Ejá, que significa, mãe cujo filhos são peixes. Na África era cultuada pelos egbá, nação Iorubá da região de Ifé e Ibadan onde se encontra o rio Yemojá.

Orixá Iemanjá
Reprodução/Internet
Orixá Iemanjá

Apesar de, no Brasil,  Yemanjá ser cultuada nas águas salgadas, a sua origem é de um rio que corre para o mar. Inclusive, todas as suas saudações, orikís e cantigas remetem a essa origem, Odó Iyà por exemplo, significa mãe do rio, já a saudação Erù Iyà faz alusão às espumas formadas do encontro das águas do rio com as águas do mar, sendo esse um dos locais de culto a Yemanjá.

○ Leia também:  Meditação: Sinônimo de Vitalidade, Equilíbrio e Realização

É ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo do seu reino. É ela quem controla as marés, é a praia em ressaca, é a onda do mar, é o maremoto. Protege a vida marinha. Junta-se ao orixá Oxalá complementando-o como o Princípio Gerador Feminino.

Yemanjá é mãe de todo mundo,por isso chamada de Yiá Orí  "Mãe de todas as cabeças'', é o espelho do mundo, que reflecte todas as diferenças, pois a mãe é sempre um espelho para o filho. Ela é a mãe que orienta, que mostra os caminhos, que educa, e sabe, sobre tudo, explorar o potencial de cada um, não faz distinção dos seus filhos, sejam como forem, tenham ou não saído do seu ventre. Assim humildemente criou, com todo amor e carinho, aquele menino cheio de chagas, Omulu, o filho e senhor, o rei da terra, o próprio Sol.Assim também,criou outros Orixás!

○  Quem é Exú no Candomblé: A Boca do Mundo

Pelo fato de Yemanjá ser a Criação, seus filhos normalmente tem um tipo muito maternal. Aqueles que transmitem á todos a bondade, confiança, aconchego e proteção. Sempre estendem o braço á todos que batem à sua porta !!! Os filhos de Yemanjá geralmente são calmos e tranqüilos exceto quando sente-se ameaçados na perda de seus filhos, isto porque não divide eles  com ninguém. Ciumentos demais,fazem chantagens emocionais para ter quem se ama por perto ,são francos demais e não admitem a mentira. O maior defeito do filho de Yemanjá é o ciúme.

Mãe no Candomblé, orixá Yemanjá
Reprodução/Internet
Mãe no Candomblé, orixá Yemanjá

As qualidades de Yemanjá em algumas nações de candomblé são: Sobá, Akurá, Awoyò, Ógunté, Yásessú, Iya Massê, Oloxá etc...

○  Xangô:  Um Rei no Candomblé

Yemanjá é indenticada no jogo de búzios pelos odus, Irosum e Ossá, seu dia da semana é sábado,seus metais preferidos são os de prata ou prateados e seus símbolos são : abebé prateado, alfange, agadá, obé, peixe, couraça, adê, braceletes, e pulseiras. Suas cores preferidas é azul, verde água, branco e prata transparente... As comidas de Yemanjá variam, entre elas estão peixe, cabra Branca, pata ou galinha branca, camarão, canjica, arroz, manjar; mamão, uvas verdes, suspiro, maça-verde etc... 

Saudação de Yemanjá: Odôyá, Odô Siabá! Eruyá!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.