Sem Exú, nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível e não há proteção para o terreiro e nem para seus filhos

Exú é um orixá do panteão africano, também chamado de : Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú. Orixá que liga os humanos ao mundo dos orixás. Sem Exú nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro, nem para seus filhos.

Exú faz a guarda e distribui bênçãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios. Se bem tratado e agradado como se deve sabe retribuir as oferendas em dobro, mas, quando Exú é esquecido, torna-se o pior dos inimigos, fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem se esquece dele.

Ilustração do Orixá Exú
Reprodução/Internet
Ilustração do Orixá Exú

Qualquer cerimônia deve ser aberta com o Padê de Exú na qual se oferecem a Exú alimentos e bebidas votivas, etc., na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa vontade dos orixás que serão invocados no culto. Também conhecido como despacho de Exú.

○ Leia também:  Ibeji: as crianças do Candomblé

Confundido com o diabo pelo exotismo de seu culto em alguns terreiros, que chega a parecer um verdadeiro espetáculo para impressionar a assistência.

Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa 'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun (o mundo espiritual) e o Aiye (o mundo material) seja plenamente realizada, já que ele é o mensageiro dos orixás!!!

○  Cura Multidimensional Cristalina (CMC): Mentor Mórien Atlantis

Exú
Reprodução/Internet
Exú

 Exu é considerado o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano... Exu no Candomblé é como os demais Orixás, uma personalização de fenômenos e energias naturais...

Assim como todos os outros orixás, Exú também tem seus pontos de atuação, que são as encruzilhadas e as estradas, mas no modo geral de se ver, Exú está e atua em qualquer tempo e lugar. O objeto que representa a força de Exú é o falo, madeira em formato de pênis ereto, além de todos os metais, onde geralmente são confeccionados os tridentes que representam a ligação de Exú com o céu e a terra... Muitos instrumentos de defesa (Pontiagudos e cortantes), representam a força deste orixá.

○  Descubra o seu número pessoal na Numerologia

Exú tem seu assentamento e representações esculpidos no ferro e no barro, suas cores são sempre o vermelho e preto e o dia da semana de maior força é a segunda feira... Apreciador de muita pimenta e dendê, seus pratos são sempre "quentes" e na maioria das vezes acompanha carne ou sangue animal... Mas lembrando que come de tudo um pouco, tudo o que a boca come, sendo assim considerado a BOCA DO MUNDO .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.