Entenda o que representam as primeiras casas do seu Mapa Astral

Não existe um consenso na Astrologia a respeito do sistema de casas. Para este texto considero o sistema mais popular, o Placidus. As casas zodiacais são demarcadas a partir do grau do signo Ascendente,  que é calculado  a partir da hora e local de nascimento (para o cálculo do mapa astral é preciso: Dia, mês, ano, hora e local de nascimento).

○ Leia mais: As Casas Zodiacais: Segunda Parte

○  O que é o Candomblé

Casas Zodiacais
Reprodução/Internet
Casas Zodiacais

As casas designam áreas de nossa vida e com a determinação do ascendente iremos observar como os planetas estão distribuídos pelas casas da carta natal. Num primeiro momento vamos olhar o Sol, a Lua e o Regente do Mapa, a fim de identificarmos quais são as áreas da vida que o indivíduo se apresenta mais certo de si (Sol), onde ele é mais emocional e reativo (Lua) e onde a sua natureza o impulsiona conscientemente ou não (vai depender da natureza do planeta regente do Ascendente).

Abaixo coloco alguns significados chaves sobre as casas zodiacais, vamos tentar entender nosso mapa observando em que casas os planetas estão, e através destes três exemplos que citei acima, buscar encontrar em que áreas da vida nós temos mais presença de espírito, onde estão nossos desafios e potencialidades.

○  Âmbar: uma resina mágica

Devo lembrar que o Ascendente correto é a melhor forma de se conseguir uma leitura eficaz, mesmo o ascendente aproximado fala bastante, mas podem surgir ou desaparecer ângulos dependendo do tamanho da diferença para a hora certa. Ângulos são energias em movimento, que vão ajudar a fluir ou não a natureza de cada um.

Uma palavra que expressa o sentido das casas em nosso mapa é a área da vida que está em ênfase . Sigamos!

1ª Casa

Primeira Casa
Reprodução/Internet
Primeira Casa

Representada pelo Ascendente, é através de seu planeta regente que saberemos qual é o nosso Deus protetor. Nesta casa aprendemos sobre a aparência física da pessoa, sua forma de se vestir, como se auto afirma, sua atitude diante da vida e como as pessoas irão perceber sua “primeira imagem”. Fala de como os outros a veem, e como o indivíduo quer que os outros o vejam. Revela sobre a infância e o primeiro desenvolvimento.

Dependendo do signo solar da pessoa o ascendente pode tornar-se mais proeminente ou menos, tanto o regente do mapa como o regente do signo solar irão influenciar na fisionomia do indivíduo.

2ª Casa

Segunda Casa
Reprodução/Internet
Segunda Casa

Representa as posses, o potencial financeiro, quanto dinheiro você poder ganhar por si mesmo, mas também simboliza aquilo que lhe traz segurança, estabilidade e valores materiais.

Esta casa lida com a capacidade sinestésica do indivíduo, aqui tudo que é seu também é representado por sensações e sentimentos, através do sabor, do toque, do cheiro, apreende-se partes da realidade a sua volta.

Planetas aqui podem nos dar pistas sobre talentos e expectativas com relação ao ganho de dinheiro.

3ª Casa

Terceira Casa
Reprodução/Internet
Terceira Casa

É a casa da comunicação, dos irmãos, parentes próximos e dos amantes.

Das viagens curtas e dos primeiros estudos. Representa como aprendemos e nos relacionamos com o mundo nos primeiros anos de vida, fala tanto dos estudos até o ensino médio, como de habilidades que podem ser estimuladas através do estudo teórico. Aborda os aprendizados que surgem do diálogo e do cara a cara, das interações nos primeiros círculos de socialização.

4ª Casa

Quarta Casa
Reprodução/Internet
Quarta Casa

Ou IC, representa a família, a maternidade, nossas raízes e ancestralidade.

Fala de nossas bases emocionais, relacionamento com os pais e como são os pais. Também dá uma ideia de como será o fim da vida da pessoa e como será o lar que irá construir. Nesta casa os planetas representam as pessoas da sua família que tem/tiveram uma grande influência em sua infância.


5ª Casa

Quinta Casa
Reprodução/Internet
Quinta Casa

Representa o prazer, a arte, o teatro, os primeiros filhos. Como seu Eu se expressa no mundo.

Fala de talentos artísticos em potencial dentro do indivíduo, como ele se sente no centro das atenções. Que tipos de estímulos são inspiradores para este indivíduo? Dependendo da natureza dos planetas presentes, pode-se deduzir sobre fertilidade e potencial número de filhos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.